Facebook

quinta-feira, 27 de março de 2008

Elektra Assassina

Por muito tempo estava atrás da série encadernada de “Elektra Assassina” com roteiro de Frank Miller (300 e Sin City) que dispensa apresentações e arte de Bill Sienkiewicz outro “monstro” dos quadrinhos. E finalmente, depois de muitos anos, volta para minhas mãos…
UMA PIADA EXCEPCIONAL
Frank Miller em parceria com o desenhista Bill Sienkiewicz, preparou Elektra assassina, uma alucinante mini-série em oito partes (compilada no Brasil pela editora Abril em quatro). Sua trama passava-se anos antes da morte da anti-heroína, precedendo até seu reencontro com Matt Murdock.
Misturando muita ação e humor negro, os dois papas das HQs exageraram nas poses e no armamento. Foi tudo uma grande brincadeira. Ilustradores e roteirista menores não entenderam a piada e levaram-na a sério. Daí, ao longo dos anos 80 e 90, a legião de heróis e heroínas que pateticamente desfilaram pelas páginas dos gibis, carregando rifles, bazucas e canhões centenas de vezes maiores do que eles próprios. Chichester foi um dos que não entenderam a gozação. Mas o que esperar de alguém que, além de Elektra, trouxe de volta o agente Garrett da Shield, que fazia par com a mercenária em Elektra assassina?
Bill Sienkiewicz é um mestre da arte incendiária. Sua impressionante habilidade para desenhar e colorir lhe assegurou um lugar de destaque na história dos quadrinhos. Sienkiewicz já ganhou todos os maiores prêmios da área, inclusive o Eagle, Inkpot, Kirby e o Yellow Kid, além de diversas menções da sociedade dos ilustradores dos Estados Unidos. Entre suas obras vencedoras estão Elektra Assassina, Stray Toasters e Voodoo Child.

Frank Miller é um autor e desenhista de histórias em quadrinhos norte-americano mais conhecido pela linguagem sombria que utiliza em seus quadrinhos e por seus desenhos marcados pela presença de alto-contraste e de um estilo que faz lembrar o do film noir.
Miller tornou-se desenhista profissional e trabalhou para diversas editoras, incluindo a Gold Key, a DC Comics e a Marvel Comics. Nos anos recentes tem desenvolvido atividades junto a cineastas de renome tais como Robert Rodriguez e Quentin Tarantino, do qual resultou o filme Sin City; e 300, ambos cópias fiéis de obras em quadrinhos.
______________________


Bill Sienkiewicz ------- Frank Miller

Nenhum comentário: