Facebook

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Azumanga Daioh

“Garotas para guardar no coração”
Será que o simples dia-a-dia de um grupo de garotas do colegial pode render uma boa história? Azumanga Daioh prova que sim, em quatro volumes de mangá, ou 26 capítulos de animê, você tem uma experiência única.



Sem usar magia ou supergolpes, sem que tenham que salvar o mundo a cada novo episódio, sem bugigangas mágicas para vender brinquedos ou necessidade de um “amor para vida toda”, as meninas de Azumanga Daioh nos cativam, nos fazem rir e, se você for sensível, até chorar. Afinal, pelo menos para elas, são os melhores anos de suas vidas e é preciso fazer valer a pena!

Histórias comuns com uma pitada de fantasia
A série, em sua versão mangá ou animê, segue a vida de um grupo de garotas durante os três anos de colegial (ensino médio), que tem a mesma duração do brasileiro. Nela, vemos como elas se conheceram, a personalidade de cada uma é revelada em um ritmo adequado a cada personagen, suas preocupações e alegrias nos são oferecidas junto com boas piadas e algumas situações nonsense.
Conforme vão se conhecendo melhor, a solidariedade, o respeito e a amizade vão crescendo entre elas. Cada menina tem um jeitinho todo seu, há clichês, claro, mas o autor brinca com eles de forma bem criativa.
Além das meninas há também as professoras que acabam tendo grande participação nos acontecimentos.
A série é tão o mais feminina do que Maria-sama Ga Miteru. É preciso dizer que Azumanga Daioh é um animê atípico, mesmo trabalhando com alguns clichês bem conhecidos. Sua fonte de inspiração não foi um mangá, como normalmente pensamos aqui no Brasil, e sim tirinhas publicadas na revista seinen Comic Dengeki Daioh entre fevereiro de 1999 e junho de 2002. Cada episódio da série de TV foi resultado da junção de cinco dessas tirinhas. Assim, 130 tirinhas ganharam vida em 26 episódios de animê.
Azumanga Daioh foi um dos grandes sucessos de 2002 no Japão, tendo sido exibida entre os meses de abril e setembro. A qualidade de animação da série é muito boa e o character design é bonito e estável. A trilha sonora é bem adequada à série, desde as orquestrações cômicas, até a abertura e enceramento que são muito simpáticas.
A série é uma comédia nonsense e como tal precisa ser vista. Tirando os momentos em que Tomo e a professora de inglês protagonizam a ação por muito tempo e a falta de crítica à pedofilia do professor Himura, pois a coisa deve ser tão comum no Japão que parece algo banal, tudo se encaixa maravilhosamente bem. O humor é genuíno e algumas situações chegam mesmo a emocionar. Eu diria que Azumanga Daioh é uma “dramédia”, muito mais do que uma comédia pura.
Bom, está dada a dica: Azumanga Daioh vale a pena!
Você encontra os 26 episódios da série para download gratuito no site Anime Shade. Bom divertimento...

Título: Azumanga Daioh
Formato: Série de TV
Episódios: 26
Gênero: [Comédia Escolar]
Lançado em: Abril / 2002 até Setembro / 2002
Estúdio: GENCO, J.C. Staff

Nenhum comentário: