Facebook

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Arte de criar leitores

Entre as vantagens de ser um leitor pode-se mencionar a habilidade de pensar logicamente; de analisar e resolver problemas; de falar e escrever claramente; de expressar melhor as questões; de persuadir e de pesquisar; de conhecer a si próprio. Mas isso é mesmo útil? Tudo depende do modo como a noção de “utilidade” é compreendida. Vivemos em uma época em que são privilegiadas as ações que provocam resultados imediatos para uma melhoria visível e concreta da vida humana. A leitura não produz nenhum benefício imediato, não serve para construir casas, barcos ou remédios, não torna a vida mais fácil. Parece, portanto, ser inútil. Entretanto, nem tudo que parece ser inútil é desnecessário. A arte, por exemplo, também não tem diretamente nenhuma função. Por outro lado, o que pode haver de mais valioso na vida do que a arte, mesmo sem nenhuma utilidade concreta?
A leitura tem em comum com a arte a característica de não gerar conhecimentos ou objetos capazes de favorecer imediatamente os interesses humanos. A importância da leitura e da arte é indireta, quase imperceptível; trata-se de modificar nosso olhar sobre o real, aprendendo a reconhecer que as coisas não foram antes do mesmo jeito que são agora e não precisam continuar a ser tal como têm sido até então. O leitor e o artista desconfiam do mundo tal como o conhecemos, preparando o terreno para a construção de outros mundos.

4 comentários:

Cláudia B. disse...

De fato.
A arte é a válvula de escape do ser humano desde os tempos das cavernas, quando ele pintava as paredes como forma de expressão. É a partir da leitura e da escrita que viajamos para outros mundos e situações, ou então compreendemos melhor o que se passa ao nosso redor. Literatura é isso!

Angela Dal Pos - Morena de Pintas disse...

Excelente reflexão! Pena que muita gente não consiga ver esse valor subliminar da arte, por isso tanta dificuldade para patrociná-la e levá-la adiante. Quem sabe um dia, quando a educação for mesmo prioridade nesse país.
Quanto ao selo, não precisa agradecer. É merecido, como já mencionei em outro comentário, gosto muito do seu blog e de saber o que acontece em SL na área cultural, pois tenho essa cidade no coração, pelos 7 anos que trabalhei aí. Parabéns também pelo blog Livraria do Trem. Sinto falta de mais posts lá, mas acho que é difícil ter tempo para dois blogs não? Se precisar de algumas resenhas, temos um blog dos ex-alunos de formação de escritores da Unisinos que postam as resenhas dos livros lidos: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/
abraço

Marinês disse...

Simplesmente lindo...

a leitura é acima de tudo isso...

ler o que o outro disse e interpretar "as entrelinhas" ...reflexão sempre!!!

Laura disse...

A leitura faz as esperas em consultório ficarem menores,as viagens de avião menos chatas, a solidão mais prazerosa,e a ambição mais aguçada, já que não precisamos nos conformar com a vida como ela se apresenta.